Prefeitura de São Bento segue normas do Estado, faculta utilização de máscaras, mas recomenda o uso delas em determinados ambientes

A Prefeitura Municipal de São Bento, por meio da Secretaria de Saúde, publica mais um decreto, válido a partir do dia 08 de abril de 2022, com novas regras de combate ao novo Coronavírus, seguindo as mesmas regras do governo do estado, que tornou facultativa a utilização das máscaras em locais abertos e nos fechados, onde haja pelo menos 70 % das pessoas com esquema vacinal completo.

Os documentos preconizam, ainda, que, mesmo nos ambientes abertos ou fechados, as pessoas portadoras de comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid – 19 são orientadas a usar os equipamentos de proteção.

Os novos decretos municipal e estadual também permitem o funcionamento de cinemas, teatros e circos, com 100% da capacidade. O mesmo acontece para shows e eventos sociais e corporativos.

Os eventos esportivos feitos em arenas e estádios também podem acontecer com limite máximo de público, desde que os participantes sejam distribuídos em pelo menos dois setores distintos, destinando-se a cada setor uma entrada exclusiva, observando os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretária de Saúde do município, Fátima Almeida, informa que o município de São Bento, apesar de aprovar as normas do governo, lembra que é sempre bom ter o cuidado em usar as máscaras em certos locais, independentemente, dos decretos. Ela revela que o município só alcançou a situação de tornar facultativo o uso de máscaras, graças ao avanço da vacinação, pois São Bento já conseguiu imunizar quase 75 % da população com 1ª e 2ª doses.

As informações atualizadas da campanha de vacinação contra a Covid em São Bento mostram que já foram aplicadas 57.732 doses dos imunizantes, onde 27.159 pessoas receberam a D1, 22.731 D2 mais DOSE ÚNICA; 7.806 tiveram a dose de reforço aplicada e 12 receberam a segunda dose de reforço.

Conforme os dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, 31.854 (trinta e um mil, oitocentos e cinquenta e quatro) habitantes de São Bento, a partir dos 05 anos de idade, devem ser vacinados contra a Covid – 19, com o esquema completo de imunização.