TURISMO

Fundada nas margens do Rio Piranhas, a cidade desenvolveu um grande potencial na indústria de redes de dormir sendo a maior produtora nacional do ramo. Atualmente, exporta redes para todo os estados do Brasil bem como para a maioria dos países da América do Sul, África, Europa e Ásia, gerando uma grande movimentação econômica no comércio interno. Isso se constituiu no principal fator pelo qual, diferentemente da maioria dos municípios do sertão paraibano, a população não sente necessidade para deslocar-se para os grandes centros urbanos do país. É por essa razão, que o município de São Bento apresente um bom índice de crescimento de modo a possuir uma das maiores densidades demográficas do sertão paraibano, e atrai turistas das mais variadas regiões.

São Bento possui eventos públicos, que ficam sob o comando da Coordenação de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, gerenciada pelo Coordenador Wallison Relre, e privados, com grande tradição na região, que movimentam o turismo local e tem total apoio da gestão:

  • FESTA DE SÃO SEBASTIÃO (JANEIRO) (PÚBLICO-PRIVADO): Festa tradicional do município, organizada pela Igreja Matriz de São Sebastião. Com público religioso, o evento, além das missas todas as noites, tem 10 dias de programação social, no pátio da igreja, com diversas atrações culturais, gratuito para todas as pessoas, e tem apoio do comércio local, da comunidade em geral e da Prefeitura Municipal.
  • VAQUEJADA (ABRIL) (PRIVADO): Evento que traz a cultura nordestina, lembrando a figura sertaneja do vaqueiro. A festa atrai turistas de todas as regiões do Brasil. Apesar de ser um evento privado, tem tradição de mais de 30 anos e movimenta a economia local no período de sua realização.
  • MOTOFEST (ABRIL) (PÚBLICO-PRIVADO): Encontro que reúne motociclistas de todas as regiões do Brasil. O evento acontece em Praça Pública e é organizado pelo Moto Clube Amigos do Asfalto, do município, com total apoio da Prefeitura Municipal. É gratuito e é considerado um dos eventos turísticos tradicionais da cidade que mais movimenta a economia, sobretudo o setor de serviços, como Hotelaria e Alimentação.
  • ECOPEDAL (ABRIL) (PÚBLICO-PRIVADO): Evento realizado por um grupo de ciclistas de São Bento com o intuito de promover a vida saldável das pessoas através da prática do ciclismo. O evento é gratuito e tem a iniciativa privada, com apoio da Prefeitura Municipal.
  • EMANCIPAÇÃO POLÍTICA (ABRIL) (PÚBLICO): Evento que tem uma semana de atividades, com programação totalmente voltada para a cultura local, fazendo um intercâmbio entre todas as secretarias do município com a comunidade, através de serviços e exposições históricas, apresentações artísticas e momentos religiosos.
  • ARRAIÁ BALANÇANDO A REDE (JULHO) (PÚBLICO): Festa popular cultural Junina, realizada durante as férias do mês de julho, o “Arraiá Balançando a Rede”, com tradição de décadas, atrai toda a região para o município, onde as pessoas vivem momentos de alegria e descontração, com comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas e o gostoso forró pé-de-serra tradicional, que acontece todas as noites, durante três dias de evento. A festa ainda conta com shows com atrações locais e regionais, gratuito para todos.
  • FESTA DE SÃO BERNARDO (AGOSTO) (PÚBLICO-PRIVADO): Festa tradicional do município, organizada pela Igreja Matriz de São Sebastião. Com público religioso, o evento, além das missas todas as noites, tem 10 dias de programação social, no pátio da igreja, com diversas atrações culturais, gratuito para todas as pessoas, e tem apoio do comércio local, da comunidade em geral e da Prefeitura Municipal.
  • EXPO TÊXTIL (SETEMBRO) (PÚBLICO): Evento que faz a maior mostra de artigos têxteis do Nordeste, a EXPO TÊXTIL SÃO BENTO, amplia o mercado têxtil local para as mais variadas regiões do Brasil e Exterior, promovendo o intercâmbio entre fornecedores e empresários, além de criar a oportunidade de incorporar novas tecnologias, através da inovação e modernização de equipamentos têxteis. O evento traz ainda a cultura local, com apresentações culturais e artísticas, além de Shows com artistas de nome local, regional e nacional.
  • SÃO BENTO FEST (SETEMBRO) (PRIVADO): Carnaval fora de época com mais de 20 anos de tradição, levando alegria e animação aos munícipes de São Bento e região. O Evento, privado, movimenta a economia do município, no período de sua realização, principalmente no setor de serviços, como hotelaria e alimentação.
  • LOUVA JOVEM – RCC (NOVEMBRO) (PÚBLICO-PRIVADO): Evento católico em vias públicas, idealizado pela Renovação Carismática Católica, que traz alegria e fé, em forma de louvor, atraindo principalmente, o público jovem. É um evento gratuito, com apoio do Poder Público Municipal.
  • AVIVA SÃO BENTO – EVANGÉLICO (NOVEMBRO) (PÚBLICO-PRIVADO): Evento Gospel, idealizado pelas igrejas evangélicas, atraindo um grande público à praça pública para viver momentos de fé e louvor. É um evento gratuito, com apoio do Poder Público Municipal.

Além do turismo de eventos, São Bento atrai público turístico de mais dois seguimentos. É uma cidade de um grande potencial econômico, sobretudo na indústria e comércio do segmento têxtil, o que possibilita a atração de turistas do Brasil inteiro para o município, caracterizando um Turismo Econômico na cidade. Outro tipo de turismo em São Bento é o ecológico. Sertaneja, em meio ao Sol “escaldante”, São Bento é cortada pelo Rio Piranhas, da bacia hidrográfica Piranhas-Açu, possibilitando aos aventureiros de trilhas um leque de opções a serem exploradas. Além disso, o município tem duas comunidades quilombolas – Terra Nova e Contendas – e em contendas, a comunidade mais afastada da cidade, existem diversas opções voltadas para o turismo ecológico, como cavernas, gravuras, serras, dentre outras. Além do belíssimo artesanato, feito pelos próprios habitantes.