Ministro atende solicitação do prefeito de São Bento para construção de Aeroporto na Cidade Sertaneja

O Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Serafim Costa Filho, atendeu um ofício enviado pelo prefeito de São Bento, Jarques Lúcio da Silva II, presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Médio Piranhas (CODEMP), solicitando a instalação de um aeroporto na cidade sertaneja para pequenas e médias aeronaves, cujo projeto já foi iniciado.

O anúncio da construção da obra foi feito, na última terça-feira (18), pelo ministro Sílvio Costa, em reunião no Distrito Federal, em que estiveram presentes o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade e o deputado Hugo Motta.

O ministro destacou que a cidade é estratégica. “São Bento dialoga com toda a região e é um novo eixo de desenvolvimento para o estado da Paraíba. Estamos confiantes de que essa iniciativa contribuirá, significativamente, para o progresso da malha aérea do estado”, disse.

O deputado Hugo Motta expressou sua gratidão pelo avanço do projeto. “Quero agradecer ao ministro e ao presidente da Codevasf, que entra nessa articulação para somar e agilizar a elaboração do projeto”, disse Motta. “São Bento tem uma importância econômica muito grande para o nosso estado e o aeroporto vai ajudar significativamente na logística e no desenvolvimento”, completou.

O prefeito Jarques Lúcio disse que esse é mais projeto viabilizado para a cidade de São Bento, um sonho realizado, graças a Deus e ao trabalho, onde reprisou o documento entregue há nove meses ao ministro Sílvio Costa, ao lado dos Deputados Federais Murilo Galdino e Hugo Motta, e comemorou a assinatura do plano para início do projeto, que se consolidou em nome do consórcio do Médio Piranhas, composto por 18 municípios: São Bento, São Domingos de Pombal, Paulista, Bom Sucesso, Jericó, São Bentinho, Brejo dos Santos, Cajazeirinhas, Pombal, Vista Serrana, Condado, Mato Grosso, Belém do Brejo do Cruz, Lagoa, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Malta, Riacho dos Cavalos e São José do Brejo do Cruz.

No pedido, o gestor justifica, principalmente, o grande fluxo comercial do município de São Bento, sobretudo, no ramo têxtil e, principalmente, na fabricação e comercialização de redes de dormir, sendo considerada a Capital Mundial das Redes, chegando a produzir mais de 12 milhões de redes por ano e comercializando em todo o território nacional e internacional, exportando para mais de 30 países.

O presidente da Codevasf, Marcelo Andrade, manifestou o compromisso em agilizar o projeto e acrescentou que irá iniciá-lo já no primeiro semestre de 2025.