Município de São Bento confirma o 1º caso de Varíola dos Macacos

O município de São Bento, no Sertão da Paraíba, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Vigilância em Saúde, registra o 1º caso confirmado de Monkeypox (varíola dos macacos).

De acordo com Nota Oficial, assinada pela Secretária Municipal de Saúde, Dr.ª Maria de Fátima Almeida Araújo Nóbrega, trata-se de uma paciente de 41 anos de idade, com início dos sintomas no dia 17 de setembro, a qual se encontra em isolamento domiciliar, sem necessidade de internação e sem casos secundários, até o momento.

A NOTA diz, também, que a pessoa está sendo acompanhada pela equipe de saúde, por um prazo de 21 dias, indicado como de transmissão ou enquanto permanecerem as lesões cutâneas.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Bento salienta que a doença Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida através do contato pele a pele, com uma pessoa infectada, além do compartilhamento de fômites e gotículas, cujos sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça ou muscular, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrios, entre outros.

O documento oficial informa, ainda, que todas as equipes de saúde do município já foram orientadas sobre o Protocolo para identificação e notificação dos casos suspeitos para seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessárias.

MONKEYPOX