Prefeitura de São Bento lança edital com vagas para Assistente de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria Municipal de Educação, torna público o Edital para a seleção e constituição do banco de Assistentes de Alfabetização. A Publicação foi feita no Diário Oficial deste dia 07 de maio.

A seleção destina-se a Voluntários do Programa Mais Alfabetização no âmbito do Município de São Bento – PB, a serem distribuídas nas Escolas Públicas Municipais urbanas e do campo.

Serão considerados os seguintes critérios para a Seleção de Assistentes de Alfabetização Voluntários para o PMA:

– Ser brasileiro;
– Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos, no ato da inscrição;
– Ter Formação em Pedagogia/Letras;
– Possuir curso e/ou habilidade na atividade de apoio à docência.

As inscrições serão realizadas entre os dias dias 08 e 10 de maio de 2018, no horário de 07:30 as 11:30 e de 13:30 as 17:00, na Sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Praça Pedro Eulâmpio da Silva – Centro – São Bento – PB.

O Processo Seletivo Simplificado será executado pela Comissão Organizadora do PSS, nomeada por meio de Portaria emitida pela Secretaria Municipal de Educação de São Bento – PB.

Mais detalhes e ficha de inscrição você pode encontrar no Diário Oficial de 07 de maio ou no edital específico do PSS, clicando aqui.

O PROGRAMA

O Programa Mais Alfabetização tem o objetivo de fortalecer e apoiar as Unidades Escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental e tem como objetivo:

I. Fortalecer o processo de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio do atendimento às turmas de 1º e 2º ano;

II. Promover a integração dos processos de alfabetização das Unidades Escolares com a política educacional da rede de ensino;

III. Integrar as atividades ao Projeto Político Pedagógico – PPP da Rede e das Unidades Escolares;

IV. Viabilizar atendimento diferenciado às Unidades Escolares vulneráveis;

V. Estipular metas do programa entre o Ministério da Educação – MEC, os Entes Federados e as Unidades Escolares participantes no que se refere à alfabetização das crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, considerando o disposto na Base Nacional Curricular Comum – BNCC;

VI. Assegurar o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do programa;

VII. Promover o acompanhamento sistemático, pelas Redes de Ensino e gestão escolar, da progressão da aprendizagem dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental;

VIII. Fortalecer a gestão pedagógica e administrativa das Redes Estaduais, Distrital e Municipais de Educação e de suas Unidades Escolares jurisdicionadas;

IX. Avaliar o impacto do programa na aprendizagem dos estudantes, com o objetivo de gerar evidências para seu aperfeiçoamento.

Confira o Edital do Processo Seletivo no Diário Oficial do Município.