Prefeitura de São Bento paga premiação de quase 250 mil reais a 78 artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, pagou, no dia 14 de janeiro de 2021, a premiação de R$ 248.857,00 (duzentos e quarenta e oito mil e oitocentos e cinquenta e sete reais) a 78 artistas do município, contemplados com a Lei Aldir Blanc.

Segundo o coordenador de Cultura do município, Demontier de Andrade Martins, os prêmios foram distribuídos com 10 artistas apresentadores de projetos culturais, no valor de 5 mil reais cada, 60 vagas para prestadores de serviços artísticos de 2 mil reais cada, 10 vagas para prestação de trabalhos, por meio de cursos na área de artes, no preço de 4 mil reais, além de 5 premiações para aquisição de bens a projetos ligado à cultura municipal , com âmbito de fomentar projetos sociais que já estavam em vigência antes da pandemia, mas tiveram suas atividades paralisadas pela Covid 19, com recurso destinado apenas para a finalidade de aquisição de patrimônio cultural, no valor de R$ 10.571,49 (dez mil, quinhentos e setenta e um reais e quarenta e nove centavos).

O coordenador informou que a avaliação do mérito das propostas apresentadas ficou a cargo de um grupo de Trabalho de Acompanhamento e Fiscalização da Lei Aldir Blanc, no município de São Bento, composto pelos seguintes integrantes, conforme o Decreto Municipal de nº 1.099: um representante titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento do Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, um representante do Gabinete do Prefeito e mais dois representantes, sendo 01 da Controladoria Geral do município e outro da Secretaria Municipal de Administração e Finanças.

Para poderem participar do processo de premiação, os artistas foram cadastrados, fizeram curso de capacitação, em parceria com a Faculdade Sucesso, receberam certificação de artista e identificação, através da Carteira de Artista Municipal, com posterior abertura de edital dos candidatos classificados, execução dos projetos e cursos, bem como a contrapartida dos próprios contemplados e da sociedade e, por fim, o pagamento dos prêmios.

Demontier acrescentou, ainda, que, dos 262 mil reais destinados ao município, através da Lei Aldir Blanc, restaram em torno de 14 mil, os quais serão utilizados em novos projetos oferecidos em edital, com chamada pública, prevista para acontecer no começo de fevereiro do corrente ano.