Prefeitura de São Bento realiza 1° Fórum Comunitário sobre Selo Unicef

A Prefeitura Municipal de São Bento (PMSB), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS) e o Núcleo e Cidadania dos Adolescentes (NUCA), realizaram na última quinta-feira (14), nas dependências no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o 1º Fórum Comunitário para o Selo Unicef.

Durante o encontro foi feita uma explanação sobre a metodologia do selo, os prazos que devem ser cumpridos e a forma como o município deve planejar ações e políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Em seguida as secretarias de Educação, Saúde e Assistência apresentaram um diagnóstico de como receberam os indicadores no início de 2017, como estão atualmente e como esses indicadores devem mudar até 2020.

Em um segundo momento os participantes se organizaram em grupos e debateram acerca de vários temas como o registro civil, protagonismo dos jovens, mortalidade infantil, obesidade na escola, gravidez na adolescência, evasão escolar, dentre outros temas.

“O I Fórum comunitário é a apresentação de toda metodologia aplicada pelo Unicef para avaliação e direcionamento das políticas públicas de garantia de direito e proteção a crianças e adolescentes. Essa adesão ocorrida na proposta de selar São Bento é de muita relevância, aja vista ser o Unicef um órgão das Nações Unidas, que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento. Com isto o município abre suas portas para pactuações a nível internacional de diretrizes para priorizar, melhorar e atingir os indicadores em todas as políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes. São Bento está no caminho certo, de fato é chegado um novo tempo, ” afirmou Valeska Dantas Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social

O articulador do Selo Unicef em São Bento, Marcio Gulino, destacou a importância da participação dos jovens no Fórum. “É extremamente importante a participação dos jovens nesse evento, hoje, eles estão tendo a oportunidade de conhecer as diretrizes do Selo e como o município deve efetivar as políticas e públicas voltadas para crianças e adolescentes, tendo acesso uma melhor qualidade de vida na educação, saúde, no esporte, cultura e lazer, ” destacou Marcio.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).