Prefeitura de São Bento realiza Conferência sobre Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura Municipal de São Bento, mediada pela Secretaria do Meio Ambiente e a Universidade Federal de Campina Grade (UFCG), realizou na tarde da última segunda-feira (29.11), a Conferência Sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade, onde compareceram o prefeito Jarques Lúcio, Secretários Municipais, representantes da CAGEPA, EMPAER, de Associações Comunitárias Rurais, Agentes Comunitários de Saúde e do Conselho do Meio Ambiente.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente do município, Arajane Alexandre, a conferência foi um momento de apresentação e discussão do Diagnóstico Técnico Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Bento, feito por técnicos da UFCG, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, ocasião em que foram ouvidos moradores de várias comunidades do município.

Para a secretária Arajane, o Plano Municipal de Saneamento Básico de São Bento é muito relevante, pois sem ele, o município não poderá mais receber recursos oriundos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

A socióloga e representante da UFCG, Kaliane, que participou do evento, a conferência serviu para conferir e entregar todo o Diagnóstico Técnico Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Bento, que engloba os quatro serviços de Saneamento Básico: abastecimento d’água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais e manejo dos resíduos sólidos. “Esse diagnóstico foi feito com a participação de muitas pessoas, a exemplo de integrantes do Comitê Executivo da Gestão Municipal, da Sociedade Civil, através dos líderes comunitários, comunidades Quilombolas, associações rurais, Conselhos Municipais de Saúde, de Desenvolvimento Sustentável e do Meio Ambiente. Portanto, esse é um momento muito importante, pra gente entregar essa conferência e o parecer de aprovação de todo esse documento”, resumiu a Socióloga Kaliane.