São Bento é 1º lugar no Norte e Nordeste em Governança Municipal

O Município de São Bento obteve o primeiro lugar no ranking do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) do ano de 2021 no grupo que considera os municípios com população entre 20 e 50 mil habitantes com PIB per capita de até R$ 16.182,00. O município obteve um índice de 7,40 que garantiu a sexta posição nacional, sendo o melhor colocado entre os municípios das regiões Norte e Nordeste.

O índice é organizado pelo Conselho Federal de Administração e consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Em Finanças, é analisada a disponibilidade de recursos e qualidade da gestão fiscal dos municípios. Já a dimensão Gestão avalia as práticas de administração adotadas pelos municípios e a dimensão Desempenho avalia os resultados de políticas públicas para a sociedade. Ao todo 30 indicadores diferentes são avaliados em todas as dimensões.

Os municípios brasileiros são subdivididos em 8 grupos com características socioeconômicas similares, de acordo com os parâmetros de porte e renda per capita, com metas específicas estabelecidas para cada grupo. São Bento foi enquadrado na categoria 3, que diz respeito às características socioeconômicas citadas acima. Para compor os indicadores, são utilizadas diversas fontes de dados de bases públicas como Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, entre outras.

Ao longo das últimas 3 avaliações o índice do município de São Bento vem aumentando, tendo obtido 6,70 em 2019, 6,74 em 2020 e 7,40 em 2021. Neste último ano, os pontos mais bem avaliados foram os investimentos na educação e na saúde, bem como as políticas públicas de saúde, saneamento e meio ambiente, e vulnerabilidade social.