Município de São Bento é reconhecido por plataforma do UNICEF desenvolvida pra combater a exclusão escolar

O município de São Bento é um dos doze do estado da Paraíba reconhecidos pela Busca Ativa Escolar, que é uma iniciativa do Selo UNICEF, em parceria com as cidades aderentes à plataforma, que tem o intuito de combater a exclusão escolar de crianças e adolescentes que estejam na escola aprendendo.

Desenvolvida por meio de diversas frentes de atuação, a iniciativa procura conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar e sugerir planos práticos para chegar a uma solução e esses alunos retornem e permaneçam na escola, pois, Fora da Escola Não Pode! bem como promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência dentro da escola.

Na avaliação do Secretário Municipal de Educação, Raimundo Maia, o resultado alcançado por São Bento está diretamente relacionado ao trabalho, em conjunto, desempenhado pelos setores de Educação, Saúde e Assistência Social, citando a redução da evasão escolar, de 9,5 para 4,2%, entre 2017 e 2020, e o aumento do índice de aprovação, de 77 para 86, 5%, no período de 2017 a 2019.

Além de São Bento, os outros municípios reconhecidos, na Paraíba, pela Busca Ativa Escolar foram São Bentinho, São Francisco, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Sapé, Solânea, Sumé, Umbuzeiro e Várzea.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma.

Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones).

Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.