Município de São Bento sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial

O município de São Bento, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEMDHS) sediou, nesta quarta-feira (08), a I COIPIR – Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Social.

O evento aconteceu, nos turnos manhã e tarde, na Escola Técnica Cidadã Integral (ECIT) e contou com representantes de mais oito municípios, afora a cidade-sede: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Riacho dos Cavalos e São José do Brejo do Cruz.

A Conferência em nível regional foi dividida em quatro grupos de discussão, onde foi debatido o tema: Enfrentamento ao Racismo e a outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós.

A cidade de São Bento foi representada pelo prefeito Jarques Lúcio, a Secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Valeska Dantas, Paloma Vicente, presidente do Conselho de Igualdade Racial; o Promotor de Justiça, Rafael Carvalho e o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Fernando Galindo. Na ocasião, estiveram presentes, também, o presidente da OAB – Subseção de Catolé do Rocha, o advogado Jailson Araújo e Yillem Garcia, que representou os gestores da região.

O prefeito Jarques Lúcio avaliou a atitude importante em promover o debate da Igualdade Racial em São Bento, destacando o avanço do município nesse segmento, com a criação desse e de outros conselhos, a exemplo do da Criança e Adolescente e do Idoso, e alertou representantes das cidades da região para criação dos Conselhos de Igualdade Racial, citando o de São Bento como paradigma para os demais.

Na sua fala, a secretária Valeska Dantas ressaltou a importância de sediar o evento em São Bento, baseando-se na amplitude e relevância do tema da Igualdade Racial, justificando a necessidade de debatê-lo em nível regional.

Ao se pronunciar no evento, a presidente do Conselho Igualdade Racial do município de São Bento, Paloma Vicente, cumprimentou os presentes e agradeceu aos organizadores pela iniciativa em sediar a conferência na Capital Mundial das Redes, dizendo que foi uma honra e um privilégio poder estar ali, caracterizando o evento como uma oportunidade e um grande passo para quebrar barreiras, no tocante à promoção da igualdade racial não só para os negros, mas para todos os São-bentenses.

A palestra magna da 1ª Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial de São Bento foi proferida por Márcia Dornelles, com extenso currículo na área, mulher negra, Especialista em Gestão Estratégica/FGV, estudante do curso de direito, militante dos Direitos Sociais e integrante do Movimento Negro Unificado da Paraíba.

ASCOM