Prefeitura de São Bento faz Parceria com Governo do Estado para promover ação de Doação de Sangue

A Prefeitura de São Bento e o Governo do Estado, através do Hemocentro da Paraíba, promoverão, no dia 27 de março de 2024, 6 horas da manhã, em frente à Praça do Redeiro, mais uma ação para estimular e incentivar a doação de sangue pela população de São Bento e região.

A secretária de Saúde do município, Dr.ª Fátima Almeida, informa que vai convocar a população que possa doar sangue e espera que, pelo menos, 150 doadores façam esse ato importante para salvar vidas.

Fátima Almeida disse que quem se disponibilizar em fazer a doação fará um cadastro, tornando-se um doador universal, acrescentando que será montada uma tenda, próxima ao carro do Hemocentro, onde serão servidos suco, refrigerante, água e instalados banheiros masculino e feminino aos doadores e doadoras.

Alguns critérios básicos para quem vai doar sangue são: estar saudável, apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo a primeira doação até os 60 anos de idade.

O doador de sangue que tem menos de 18 anos, deve estar acompanhado do representante legal (pai ou mãe). Pessoas com gripe precisam aguardar 7 dias após a cura, quando forem doar sangue.

As doadoras grávidas só poderão doar sangue, 3 meses após o parto normal e 6 meses depois do parto cesariana. As que estão na fase de amamentação não podem fazer a doação, exceto 12 meses após o parto.