Prefeitura de São Bento recebe testes rápidos para diagnosticar Covid-19

A Prefeitura de São Bento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesse sábado (25) testes rápidos para diagnóstico do novo Coronavirus disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde, através da 8ª Gerência Regional de Saúde de Catolé do Rocha.

“No primeiro momento recebemos testes rápidos para os profissionais da linha de frente no combate ao Covid-19, que são profissionais de saúde e de segurança. Hoje, 25 de abril, recebemos a segunda remessa de testes que são destinados à população. Os testes rápidos são importantes no sentido de termos diagnósticos mais rápidos para sintomáticos leves e moderados, mesmo que a partir do 8º dia. Lembrando que, para pacientes graves e hospitalizados a coleta de Swab, continua sendo o exame padrão-ouro”, afirmou Erica Vanesca, coordenadora de Vigilância em Saúde.

O teste é feito de forma fácil e rápida. O sangue do paciente é coletado e em 15 minutos o resultado fica pronto.

“É importante salientar que o teste rápido não é feito aleatoriamente, é preciso que haja uma solicitação médica, somente para os sintomáticos. Até o momento, São Bento possui três casos em investigação (aguardando resultado do exame). Cinco casos descartados, três casos monitorados, um caso confirmado e um óbito em investigação”, informou Fatima Almeida, secretária de saúde do munícipio.