Ação da Prefeitura de São Bento gera renda para produtores rurais do município

Um projeto de criação de galinha caipira, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São Bento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, em parceria com Secretaria de Agricultura e a Emater, está proporcionando desenvolvimento e gerando renda para pequenos agricultores da comunidade quilombola Contendas, zona rural do município.

Segundo a secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Valeska Dantas, o projeto já é uma realidade e está mudando a vida dos agricultores. “A ideia é incentivar a avicultura familiar para usuários do Programa Bolsa Família, que residem na zona rural, com o objetivo de agregar renda e sustentabilidade a essas famílias. Sem falar que toda produção é vendida para a prefeitura, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo assim a venda certa para os criadores”, afirmou a secretária.

O projeto é uma inciativa do munícipio, custeado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e ainda conta com o acompanhamento técnico da Emater. Começou a ser implantado no dia 11 de outubro de 2017, com a construção de aviários, a distribuição de 650 pintos a 13 produtores rurais inscritos no Cadastro Único, além da doação de ração, vacinas e vitaminas.

De acordo com o secretário de Agricultura do Município, Francivaldo da Silva Araújo (Nená), o projeto é de grande relevância para os criadores, que já colhem os primeiros resultados. “Com noventa dias, após a implantação, a ideia mostra resultados bem promissores, pois já recebemos 517 frangos, agora no dia 11 de janeiro, totalizando 980 kg, que serão utilizados na merenda escolar da rede municipal de ensino”, enfatizou Nená.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Maia, disse que a ideia é bastante promissora, uma vez que ajuda a diminuir as desigualdades regionais, gerando desenvolvimento e renda que circulará na economia do município.