I Fórum da igualdade racial é marcado por debate sobre políticas públicas

A Prefeitura de São Bento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e Coordenadoria da Mulher, promoveu na última quarta-feira (20) o I Fórum de Igualdade Racial do Município. A programação aconteceu no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com uma palestra temática “Racismo institucional” ministrada por José Ribeiro da Silva.

Para debater o tema “Experiencias de vida em comunidades quilombolas” a programação recebeu os moradores quilombolas Paloma dos Santos Vicente, da comunidade Terra Nova, e Francimar Nunes, da comunidade Contendas.

Também foi apresentado durante o evento o Projeto de Lei que pretende formalizar a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Tivemos uma boa participação da população, sobretudo, de representantes de entidades públicas aqui de São Bento e conseguimos com esse momento despertar a necessidade de discutir o assunto, e também, buscar o fortalecimento de políticas públicas de igualdade racial”, comentou Valeska Dantas, secretária de Desenvolvimento Humano.

A programação também teve a participação do promotor de Justiça, Osvaldo Lopes, e do capitão da Polícia Militar, Fernando Galindo, além de secretários da gestão, servidores públicos, vereadores e membros de conselhos e representantes de outros órgãos e associações.