Jarques Lúcio, presidente do Consórcio do Médio Piranhas, agradece ao governador por contemplar 5 municípios da região com Programa de Segurança Alimentar

O prefeito de São Bento, Jarques Lúcio, presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Médio Piranhas (CODEMP), agradeceu, veementemente, ao governador do estado, João Azevêdo, pela sensibilidade com as necessidades da região, e por ter contemplado cinco municípios do Médio Piranhas, com o Programa de Segurança Alimentar “Tá na Mesa”, lançado nesta segunda-feira (10), pelo chefe do Executivo Estadual.

As cidades beneficiadas com o programa são Catolé do Rocha, São Bento, Pombal, Brejo do Cruz e Paulista que irão ofertar almoço ao preço de 1 real.

O programa terá duração mínima de três meses e prevê a distribuição de 250 alimentações diárias nos municípios que possuem entre 10 mil e 20 mil habitantes e de 400 refeições em municípios acima de 20 mil habitantes. Além disso, o edital de chamamento público será lançado até o próximo dia 17, assegurando o fornecimento dos almoços em até 30 dias.

O prefeito Jarques Lúcio esteve reunido, recentemente, com o Secretário de Desenvolvimento Humano do Estado, Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes, oportunidade em que trouxe a pauta do Restaurante Popular, que será sediado em São Bento, um pleito antigo do gestor, em parceria com o governo do estado, consolidando a escolha do município para sediá-lo, onde serão servidas, já no 2º semestre, um total de 1.000 refeições diárias.

O gestor agradeceu a iniciativa da gestão estadual para garantir refeição de qualidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, destacando que o programa “Tá na Mesa” funcionará nos modelos dos Restaurantes Populares ao preço de R$ 1,00 e o estado assumirá a diferença do valor. “A diferença será que, a princípio, não serão construídos Restaurantes Populares, mas será feito um chamamento público para convocar restaurantes locais para fornecer essas refeições, pois sabemos que esse segmento foi prejudicado por conta da pandemia, período mais agudo da fome”, ressaltou Jarques.

Ao todo, o programa de segurança alimentar vai contemplar 83 cidades da Paraíba, disponibilizando 552.200 almoços por mês, com investimentos próprios do tesouro estadual que somam mais de R$ 4 milhões mensais.