Prefeitura de São Bento divulga ações realizadas na Campanha do Janeiro Branco 2022

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Saúde, realizou uma série de ações, durante a Campanha do Janeiro Branco 2022, chamando a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental das pessoas.

As atividades começaram no dia 02 de janeiro, com rodas de conversas acerca do tema, no CAPS AD III, seguidas de reunião de equipes, PTS e assembleia com familiares e usuários, no dia 04. No dia 5, foi apresentado o Projeto Pedagógico: “Escrevendo uma Nova História”, também no CAPS AD III.

Já no CAPS I, no dia 09, foi organizada uma sala de espera, durante atendimento psiquiátrico, sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental.

As  ações prosseguiram e, no dia 10 pela manhã, integrantes do CAPS e AD III participaram de uma entrevista esclarecedora sobrea a saúde mental, no Jornal Correio da Manhã, na Rádio São Bento FM, além de uma Oficina sobre o assunto no CAPS I.

Na sequência do cronograma, no dia 12, uma ação foi realizada na UBS Jardilina dos Santos, a respeito da relevância da atividade física e a relação com a saúde mental.

No dia 13 do mês em curso, atividades sobre o tema foram feitas na Policlínica do município e Oficina no CAPS I.

A Dr.ª Isabela promoveu Roda de Conversas acerca da temática, nos CAPS I e AD III, no dia 16. Os movimentos sociais dedicados à construção e à manutenção da saúde mental dos São-bentenses não pararam por aí, pois no dia17, aconteceram ações na UBS Dr. José Maia, com Roda de Conversa e recepção no Hospital Dr. Jarques Lúcio.

Dando continuidade à campanha, no dia 19, ocorreu a Mais Bela Voz, nos CAPS I e AD III e ação na UBS Manuel Cícero. No antepenúltimo dia da campanha, dia 23, as Rodas de Conversa aconteceram, também, nos CAPS I e AD III, envolvendo usuários, grupo de fortalecimento de vínculos e a Dr.ª Fátima Almeida.

Na manhã do dia 24, desenvolveram-se ações na UBS Bernardo Vieira e à noite, foram feitas leituras com mulheres de Fé, na Rua do Rio.

A campanha do Janeiro Branco em São Bento foi encerrada no dia 25, num evento com psiquiatras convidados do município: a palestra ministrada pela Psiquiatra Dr.ª Vilma Lúcia F. Mendonza, de Campina Grande, no CCFV (antigo PET, na Rua Velha), sobre o Janeiro Branco, A VIDA PEDE EQUILÍBRIO, onde a palestrante classificou o suicídio com um grande flagelo da humanidade, e disse que tentou trazer para os participantes as formas de abordar as pessoas que tentam cometer esse ato contra a vida e parabenizou a Secretaria de Saúde do município de São Bento pelas políticas públicas voltadas à saúde mental.

O prefeito Jarques Lúcio e a Secretária de Saúde, Fátima Almeida, resumiram o evento do fechamento da campanha do Janeiro Branco em São Bento, como um momento importante, onde foram debatidos os principais temas de prevenção ao suicídio, e elogiaram o trabalho desenvolvido pela palestrante Dr.ª Vilma Lúcia, na Paraíba, pra combater  os problemas causados pelas doenças mentais.