A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e demais órgãos a ela vinculados, divulga a Programação da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil 2020, evento que acontece todos os anos no município, no mês de junho.
A Coordenadora da Proteção Social Especial do município, Faciene Nóbrega, relatou que a campanha desse ano traz um formato diferenciado, em virtude da pandemia, onde serão utilizadas ferramentas tecnológicas, além de programas radiofônicos e televisivos, pra evitar aglomerações e buscar atingir o objetivo de conscientizar a sociedade para o combate ao trabalho infantil no território municipal.
A coordenadora acrescenta que todas as entidades da Rede socioassistencial do município, a exemplo de CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão unidas nesse propósito de fortalecer os direitos de crianças e adolescentes e despertar neles a consciência de que não devem priorizar o trabalho, mas, sim, a formação por meio dos métodos educacionais.
Vejam, abaixo, a programação da campanha:
Divulgação/publicação de um texto produzido, sobre o Combate ao Trabalho Infantil. Dia 01 de junho
Entrevista sobre a campanha no Programa de rádio as 12hrs/Solidária FM, com a participação do Coordenador/equipe do CREAS dia 10 de junho.
Entrevista na TV Rede Cidade no Programa Saúde com a Dra. Gerlane Costa, com a participação do Coordenador do CREAS Tacio Berbnard Soares e a Coordenadora da Proteção Social Especial Faciene Nóbrega dia 09 de junho as 11h.
Live com a Coordenadora do AEPETI da SEDH Debora, capacitado para tratar do Tema realidade de Trabalho Infantil na Paraíba. Dia 11 de Junho as 5h, com a condução de Valeska Dantas, Secretária da SMDHS.
Divulgação/publicação do e-book da campanha de Combate ao Trabalho Infantil.
Divulgação/publicação da cartilha de atividades da campanha de Combate ao Trabalho Infantil.
Colocações de cartazes em locais públicos para conscientização da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil.
Atividades remotas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para as crianças de 3 a 6 anos, através do grupo de WhatsApp com a apresentação de atividades lúdicas sobre o tema.
Atividades e ou oficinas remotas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para as crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, através do grupo de WhatsApp com a apresentação de atividades lúdicas sobre o tema.
Atividades remotas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para os idosos, através do grupo de WhatsApp com a apresentação de atividades lúdicas sobre o tema.
Atividades remotas do Programa Criança Feliz para as famílias acompanhadas pelo programa, através do WhatsApp com a apresentação de atividades lúdicas sobre o tema.
Atividades remotas do CRAS para as famílias acompanhadas pelo programa, através de grupo do WhatsApp com a apresentação de atividades lúdicas sobre o tema.
Publicação de vídeos produzidos pelas as equipes dos serviços socioassistenciais abordando o tema através de WhatsApp e canais de comunicação.
Mesa redonda online para o NUCA, dia 04 de junho as 2h, com o tema qual sua dúvida sobre Trabalho Infantil. Coordenador/equipe do CREAS .
Formação da Rede do Sistema de Garantia de Direito, Fortalecer para Combater o Trabalho Infantil. Mediadores: Coordenador/equipe CREAS/ Coordenadoria da Mulher/Proteção Social Especial. Convidados: Coordenadores da Assistência, presidentes dos Conselhos de Direito e Conselho Tutelar, Coordenadores da Educação, Coordenadores da Saúde. 15 DE JUNHO AS 14HRS .
ASCOM