Prefeitura de São Bento divulga programação do mês de Conscientização pelo Fim da Violência contra as mulheres

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e Coordenadoria da Mulher, divulga a programação do Agosto Lilás, pela diversidade e pelo Fim da Violência contra Todas as mulheres.

A proposta das discussões no mês de agosto é trazer para pauta o tema das violências que atravessam a vida das mulheres, sendo esta uma mulher com deficiência, negra, gorda, homossexual, entre outras. Somos muitas, mas não somos totalmente iguais em necessidades, e essa diversidade é o que enriquece as experiências humanas, além disso, abraçar a diversidade é entender que cada mulher carrega em si suas singularidades, e sua história, no entanto, uma coisa enfrentamos todas juntas: a violência!

Sendo assim, a proposta do agosto lilás desse ano será discutir um leque de violências e discriminações presentes no contexto de vida das mulheres.

A programação será aberta no dia 09/08, onde a secretária de Desenvolvimento Humano e Social do município, Valeska Dantas, discorrerá sobre o tema: “Preconceito Social” pelo instagram @smdhs_saobento.

No dia 11/08, haverá entrevista sobre o aniversário da Lei Maria da Penha/Agosto Lilás, na Rádio Solidária FM, durante o Programa Manhã Alto Astral.

Na sequência da programação, no dia 16/08, a médica Infectologista Dra. Monnara Lúcio abrirá uma discussão a respeito do estigma das doenças infectocontagiosas e outras causadoras da exclusão social e o impacto sobre a vida das mulheres.

Confiram, abaixo, a sucessividade de ações alusivas ao Agosto Lilás no município de São Bento:
• 26/08- Políticas Públicas para mulheres LBT – Participação da Coordenadoria nas ações referentes ao Agosto da Juventude;

• Dia 26/08 Machismo/igualdade de gênero- Oficina para trabalhar o tema da igualdade de gênero para adolescentes vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

• 30/08 Live sobre Capacitismo- pelo instagram @coordenadoriamulhersb com Tauani Vieira e Maria Linhares;

• Durante o mês: Em alusão ao Aniversário da Lei Maria da Penha- Distribuição de versão resumida da lei Maria da Penha- deixar disponível em serviços públicos, espaços de encontro de mulheres (terço das mulheres, salão de beleza, clínicas, academias, supermercados, farmácias, etc) ação conjunta com CREAS;

• Durante o mês: lançamento de vídeo sobre Ageísmo/idadismo- com idosas do SCFV;

• Durante o mês: Lançamento de vídeo sobre racismo;

• Durante o mês Gordofobia- Intervenção “refletindo a gordofobia e pressão estética”- espaço em praça pública com informações e reflexão sobre questões transversais a gordofobia.