Prefeito Jarques Lúcio parabeniza Estudantes e Empresários de São Bento pelo sucesso alcançado no Programa Primeira Chance em 2020

O prefeito Jarques Lúcio parabeniza todos os estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) e empresários de São Bento, pelo fato de a cidade ter sido a primeira em todo o Estado da Paraíba, com o maior número de contratações de estagiários, no ano de 2020, por meio do Programa Primeira Chance do governo do estado.

Segundo Edicleyson Medeiros de Souza, coordenador dos Cursos Técnicos da ECIT em São Bento, de um total de 250 alunos que estagiaram no ano passado, 21 foram contratados na Paraíba, sendo 08 deles da ‘Capital Mundial das Redes’, equivalente a mais de 38 % das contratações, superando até o município de Patos. “O município de São Bento se destacou tanto na quantidade de empresas e alunos participantes como no número de contratados”, completou Edicleyson.

No mês julho, o governador João Azevêdo lançou mais um edital para cadastro de empresas públicas e privadas interessadas em receber estagiários bolsistas do programa estadual Primeira Chance desse ano. São 350 vagas de estágio para alunos da 3ª série do Ensino Médio dos cursos técnicos da Rede Estadual de Ensino, com bolsas de R$ 500,00.

As vagas serão distribuídas em 73 escolas de 46 cidades do Estado, contemplando 11 eixos tecnológicos.

O Programa Primeira Chance foi instituído pela Medida Provisória nº 282, de 15 de abril de 2019, tornando-se Lei Estadual em 05 de junho do mesmo ano, a qual visa ao incentivo à concessão de estágios, atividades de iniciação à prática profissional em instituições de ensino e à primeira experiência profissional nos setores produtivos, através da contratação de estagiários, colaborando com as políticas públicas e de desenvolvimento da educação profissional.

Entre os objetivos básicos do programa estão o de estimular a integração do estudante no mercado de trabalho, possibilitar ao aluno regularmente matriculado o acesso ao estágio, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa e legislação federal vigente, bem como oferecer ações de acompanhamento e mentoria, junto aos beneficiários do programa, integrando os seus projetos de vida ao mundo do trabalho e às competências do Século XXI.