Prefeitura de São Bento faz parceria para ajudar agricultores no plantio de algodão colorido

A Prefeitura Municipal de São Bento, através de uma parceria público-privada com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a empresa Redes Santa Luzia & Decoração, está ajudando agricultores do município, no cultivo do algodão colorido.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Francivaldo da Silva Araújo (Nená), já foram plantados, em São Bento, uma área de 10 hectares agrícolas, com previsão de se chegar ao total de 15 hm2, até o dia 28 de fevereiro, última data agendada para o término da plantação.

Nená explicou que a parceria funciona da seguinte forma: o município fica responsável pelo preparo do solo, com o corte de terras, fornecimento de defensivos agrícolas e combustível.

“Já a Emater presta a assistência técnica necessária aos agricultores, acompanhando todo o processo produtivo, desde o início do plantio até a colheita”, disse Nená.

Já a Empresa do ramo têxtil Redes Santa Luzia e Decoração compartilha do programa distribuindo sementes e garantindo a compra de toda a produção dos agricultores, que pode atingir 18 mil kg, no final dos três meses, que é o período previsto para a colheita.

O secretário Francivaldo Araújo acrescenta, ainda, que, em cada hectare plantada, espera-se uma produção agrícola entre 800 e 1.200 kg, resultando numa que pode variar de R$ 33.600, 00 a R$ 50.400,00, e adiantou que a ideia está atraindo agricultores simpatizantes de outros municípios vizinhos, a exemplo de Brejo do Cruz e Paulista.