Prefeitura de São Bento imuniza mais de mil e cem animais no DIA D de Vacinação antirrábica

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Saúde e da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, divulgou o balanço de animais imunizados no último DIA D de VACINAÇÃO antirrábica, realizado no último sábado (24).

Conforme os dados repassados por Francisco Aureliano, Coordenador de Vigilância Ambiental do município, foram vacinados 633 cães e 486 gatos, totalizando 1.119 animais imunizados.

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia necessária e fundamental para manter os animais imunizados contra a doença e, também, proteger a população. A vacina deve ser atualizada todos os anos. Quem ama, precisa cuidar bem dos seus bichinhos e procurar evitar o surgimento e a proliferação de uma doença grave neles, pois a raiva, além de atingir os animais, pode ser fatal também para os seres humanos
A DOENÇA

A raiva é uma doença infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais infectados pelo vírus. A vacina é a principal forma para prevenir a doença. A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. 

Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico. Além disso, o animal deve ser observado por dez dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento, as autoridades de saúde devem ser informadas.

ASCOM