Prefeitura de São Bento promove II Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente

A Prefeitura de São Bento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram na manhã dessa quarta (22), no Clube (SDC), a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Com o tema “ Proteção Integral Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a Conferência tem como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade de São Bento para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O evento contou com a participação do prefeito do município Jarques Lucio, vereadores, secretários, representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CONANDA), Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Concelho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), representantes de movimentos sociais, do sistema judiciário, Policia Militar, Clubes de Serviços, Acontecer, Conselheiros Tutelares, educadores, alunos das escolas públicas e privadas e toda sociedade civil organizada.

“São Bento sai na frente em relação as conferências municipais do ano de 2018, somos a primeira cidade Paraibana a realizar a conferência neste ano, estamos felizes pelo reconhecimento do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA). Estamos atuando com pioneirismo para a implementação dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse Roberto Diniz presidente do (CMDCA) do município.

Foram trabalhados cinco eixos principais durante as oficinas de trabalho, sendo eles: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescentes.

Segundo o prefeito Jarques, o evento foi um importante espaço de discussão e deliberação da política municipal para os direitos da criança e do adolescente e de fortalecimento dos conselhos que trabalham a defesa destes direitos no município. “ Esse encontro reforça o compromisso da nossa gestão em zelar e garantir de forma efetiva, os direitos das nossas crianças e adolescentes”, declarou o gestor.

Ainda, durante o encontro, foram escolhidos pela plenária 21 delegados, sendo seis adolescentes e uma criança, que irão participar da X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.