Secretaria de Saúde de São Bento começa 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, nesta quinta-feira (16)

A Secretaria Municipal de Saúde de São Bento, por meio da Coordenadoria de Imunização, inicia nesta quinta-feira (16), a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza.

Segundo Joyce Resende, coordenadora de Imunização, nesta etapa, a campanha vai atender o público de profissionais de forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuário, pessoas com doenças crônicas, aquelas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas.

Além de atender ao público-alvo da segunda etapa, esta fase da Campanha também dará continuidade aos idosos e profissionais de saúde, que ainda não conseguiram se vacinar. Para esta nova fase, o atendimento acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde, no período da manhã e da tarde.

“Vamos dar continuidade à estratégia de vacinas à população idosa, que ainda não foi vacinada, no sistema “casa a casa”, e tomando os cuidados necessários, nas Unidades Básicas de Saúde, como forma de não gerar aglomerações, tendo em vista a importância dos cuidados preventivos, diante da pandemia do Coronavírus”, afirmou Joyce.

Para se vacinarem, os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários devem apresentar o contracheque da empresa em que trabalham, ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E.  Já os funcionários do sistema prisional, a população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas já possuem estratégia de vacinação para estes.

No caso das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, para terem direito à vacina, devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, ou outro documento que comprove a doença crônica que possuem.

Cada Unidade Básica de Saúde tem disponível o quadro que está presente no Informe Técnico da Influenza 2020, do Ministério da Saúde, que lista quem são os doentes crônicos que devem tomar a vacina.

Ascom