Secretarias integradas realizam visitas para identificar crianças e adolescentes fora da Escola em São Bento

A Prefeitura de São Bento, através das secretarias de Educação e Desenvolvimento Humano e Social, Núcleo e Cidadania dos Adolescente (NUCA), Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (CREAS) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciaram na última quinta-feira (14/03), a campanha “Fora da Escola Não Pode”.

Os gestores visitaram domicílios da zona urbana, onde foram encontradas crianças e adolescentes fora da escola. O objetivo da visitação foi para levar informação, conscientização da importância da matricula e a permanência escolar na rede municipal de ensino, além de levantar dados de alunos já matriculados.

O secretário de Educação Raimundo Maia, destacou dois pontos que, segundo ele, são de grande importância: o sucesso das matrículas em São Bento e o êxito no processo educacional. “Nosso índice de matrículas é próximo ao da universalização. Evidentemente temos algumas crianças fora da escola, e nenhuma deve ficar fora. Daí a necessidade, ainda, das nossas campanhas de busca ativa, de procurar o que está acontecendo com as famílias. Vencido esse passo inicial, temos que ter êxito no processo educacional, que ainda é uma tarefa muito árdua e desafiadora para nossa rede de ensino”, concluiu o secretário.

“Devemos ter ações focadas no sucesso da aprendizagem das nossas crianças, para que tenham um bom aproveitamento do ensino médio e se tornem cidadãos ativos, com condições de participar dos desafios da nossa sociedade”, finalizou Valeka Dantas, secretária de Desenvolvimento Humano e Social.

O Articulador do Selo Unicef, Marcio Gulino, disse que o município já está se mobilizando em torno do objetivo de resgatar os alunos. ” Já foi iniciado os trabalhos em parceria com agentes comunitários. Eles vão in loco, identificam as crianças que estão fora da escola. É um trabalho muito importante e estamos nos mobilizando nessa busca”, completou.

A vice-presidente do CMDCA, Faciene Nóbrega, lembrou de outros benefícios que o projeto pode proporcionar. “Uma iniciativa muito importante porque, além de buscar aqueles alunos que estão fora da escola, aumenta o número de matrículas do município e, consequentemente, o número de recursos recebidos, dando condições de oferecermos uma estrutura e uma qualidade melhor aos nossos alunos”, afirmou.

A campanha é uma iniciativa do Selo UNICEF e Pela Campanha Nacional do Direito à Educação, no intuito de alertar e combater a exclusão escolar nos municípios brasileiros.