Município de São Bento é reconhecido pelo Ministério da Saúde como o 2º melhor da Paraíba em qualificação das ações de Vigilância em Saúde

O município de São Bento, situado na região do Médio Piranhas, no Sertão da Paraíba, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como o 2º melhor do Estado da Paraíba, no cumprimento das metas exigidas pelo Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQA-VS, no ano de 2021, segundo a Portaria GM/MS, de Nº 3.229, de 05 de agosto de 2022.

Conforme o documento, dentre os 223 municípios, três se destacam com muita força nessa área: Princesa Isabel, São Bento e Guarabira, em ordem de classificação pelo alcance de metas. Os três obtiveram 100% (cem por cento) dentre as metas mínimas exigidas para cada um deles. Nesse contexto, o PQA-VS prevê 14 indicadores a serem alcançados, no entanto nem todos os indicadores são exigidos para a totalidade de municípios.

Há uma estratificação por porte populacional, tendo Princesa Isabel de alcançar, no mínimo, 7 indicadores (alcançou 12); São Bento, mínimo de 8 indicadores (alcançou 11); e Guarabira, no mínimo de 09 indicadores, alcançou 10. Esses dados os colocam entre os melhores do Brasil.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde de São Bento, Érica Vanesca, alguns indicadores alcançados pelo município entre 2019 e 2021, foram, por exemplo, o bom acompanhamento de pacientes com hanseníase, tuberculose, HIV e HEPATITE, além da realização de testes rápidos para sífilis.

A coordenadora acrescentou que outro indicador muito importante conseguido pelo município de São Bento, no período avaliado, foi a não ocorrência de mortes de gestantes, dizendo que, quando isso acontece, fica demonstrada a fragilidade do setor de vigilância em saúde do município, uma vez que a morte materna evidencia que não houve um pré-natal eficaz, portanto, sendo considerado um fato grave para qualquer cidade que permita essa ocorrência.

Ela disse, ainda, que o alcance dos 11 indicadores pela cidade São Bento mostra um quadro satisfatório com o desenvolvimento de um trabalho minucioso e de qualidade, desde a atenção básica aos atendimentos hospitalares.

ASCOM