Prefeitura de São Bento lança Programa ID Jovem e garante direitos a jovens de 15 a 29 anos

A Prefeitura Municipal de São Bento, através das Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social, Educação e Esporte, fez o lançamento, na última quinta-feira (26), do Programa ID JOVEM, que é destinado a jovens com idade de 15 a 29 anos, de baixa renda, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O documento permite que o jovem tenha acesso com meia-entrada a eventos e viagens interestaduais gratuitas voltadas à cultura ou ao esporte.

Para conseguir esses benefícios, eles devem emitir a ID Jovem, uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

De acordo com Márcio Gulino, Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude do município de São Bento, a grande vantagem do Programa Identidade Jovem, do Governo Federal, é que os jovens beneficiados não precisam estar, obrigatoriamente, nas salas de aula, podendo terem concluído o Ensino Fundamental, Médio ou um Curso Superior, diferente da Carteira Estudantil, onde há a exigência da frequência escolar do beneficiário.
O Coordenador informou que é bem simples adquirir a ID JOVEM, pois basta o jovem baixar o aplicativo do programa, onde são requeridas algumas informações como nome da mãe e o Número de Identificação Social (NIS), que é fornecido no Setor da Assistência Social do município.

Márcio Gulino finalizou comunicando que o lançamento do PROGRAMA ID JOVEM de São Bento aconteceu durante o encerramento do mês da juventude, em um grande evento, que contou com a participação de representantes das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Humano e Social e de Esporte, as quais contribuíram de forma efusiva para lançar o programa gerador de oportunidades e direitos para a juventude na faixa etária dos 15 aos 29 anos.