Prefeitura de São Bento, FUNASA e UFCG fazem Parceria para elaboração de Plano de Saneamento Básico do Município

A Prefeitura Municipal de São Bento, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, fez uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Universidade Federal de Campinha Grande (UFCG), a fim de elaborar o Plano de Saneamento Básico para o município.

De acordo com a secretária Municipal do Meio Ambiente, Arajane Alexandre, a parceria foi consolidada através da abertura de um edital, por parte da FUNASA, por meio do qual o município se inscreveu e, entre as cidades paraibanas, São Bento foi uma das contempladas, cuja entidade escolhida para a realização do plano foi a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Para iniciar o planejamento, Técnicos da UFCG, Agentes Comunitários de Saúde, secretários e coordenadores municipais, presidentes de Associações Comunitárias Rurais, chefe da CAGEPA e integrantes da sociedade civil fizeram uma série de audiências públicas, com a população das zonas rural e urbana do município, nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, com o objetivo de elaborar um diagnóstico técnico participativo para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico.

A secretária relatou que as audiências contaram com uma boa participação popular, onde os moradores elencaram os principais problemas referente ao abastecimento d’água das comunidades, esgotamento sanitário, drenagem das águas de chuvas e resíduos sólidos.

As prefeituras que não elaborarem esse plano, a partir do ano de 2023, não mais poderão participar de convênios para conseguir recursos com a FUNASA, e o município de São Bento saiu na frente, dando o pontapé inicial”, finalizou Arajane.

ASCOM