Parceria entre Prefeitura e Ministério Publico discuti implantação da Casa Lar do Idoso em São Bento

Na manhã desta quinta-feira (21), às 9h30, foi realizada uma audiência pública com o comitê de monitoramento e fiscalização da Instituição de longa Permanência para Idosos (ILPIS), no fórum João Agripino Filho, em São Bento (PB). A audiência teve como tema a implantação da casa lar do idoso, parceria entre o município e Ministério Público.

Na mesa, estavam os órgãos que compõe o comitê de fiscalização das ILPs do Estado o conselho regional de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, engenharia e arquitetura (CREA), assistência social e ministério público. O coordenador do núcleo de políticas públicas Valberto Lira presidiu o momento e destacou o objetivo do comitê, que é “fiscalizar, discutir implantação e orientar o município nos cuidados da casa lar do idoso para que este não seja um projeto passageiro”.

A secretária de desenvolvimento humano e social Valeska Dantas, disse que “este sempre foi um sonho da gestão do prefeito Jarques Lúcio e está se concretizando agora. Nunca foi nosso objetivo apenas abrir uma casa e colocar idosos lá dentro. Nós queremos mais. Almejamos fazer isso da melhor maneira possível, para cuidar dessas pessoas da maneira correta, e proporcionar não só a garantia do direito, mas a dignidade nessa fase tão importante da vida, e essa audiência foi realizada com esse objetivo, de discutir essa política pública, e iniciar todo processo corretamente”, concluiu a secretária.

A audiência foi bem participada, especialmente por pessoas da terceira idade (principais beneficiados do projeto), que lotaram o local. A senhora Francisca Lindalva dos Santos já atingiu a terceira idade e fez questão de se fazer presente, “é muito bom saber que estão lembrando dos idosos, um povo esquecido. Eu hoje ainda não preciso de ajuda, consigo fazer minhas coisas, mas amanhã eu posso precisar e é muito bom saber que tenho ao que recorrer” disse em entrevista.

Osvaldo Barbosa, promotor de Justiça ressaltou que “este é um verdadeiro marco para todos os idosos, pois agora eles poderão ser acolhidos de maneira adequada”.

A casa lar do idoso é uma ação da prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e do ministério público.