Prefeitura de São Bento encerra a Campanha Agosto Lilás 2023 com Palestra sobre as Causas e os Tipos de Violência Doméstica

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, encerrou, na última terça-feira (29), a Campanha Agosto Lilás 2023, com uma palestra ministrada pela Draª Sílvia Alencar Carvalho Gomes, Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Patos.

O evento aconteceu na Sociedade de Difusão Cultural (SDC) de São Bento e contou com diversas autoridades do Poder Judiciário e também do Poder Executivo Municipal, pois além da palestrante supracitada, estavam presentes Ana Beatriz Cândida Dantas Silva, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, Joyciene Lúcio, secretaria adjunta da Saúde; Drª Ila Ingrid Diniz Dutra – Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Valeska Katiuscia Bandeira de Oliveira Dantas – secretária de Desenvolvimento Humano e Social de São Bento; Tenente Pedro Vítor Rodrigues Bezerra, representando o Capitão da 3ª CIA da PM de São Bento, Rodrigo Cândido; Dr. Homero Perazzo Filho, delegado de Polícia Civil de São Bento, Dr. Jailson Araújo de Souza, Procurador Legislativo, advogado e presidente da subseção da OAB de Catolé do Rocha; Dr. Yuri Givago Araújo Rodrigues, promotor de Justiça da Comarca de São Bento, Dr. Rúsio Lima de Melo, juiz da Comarca de São Bento e Marjara Rodrigues Souza – chefe do Gabinete do prefeito municipal, Dr. Jarques Lúcio da Silva, que foi  representado por ela na mesa.

A secretária do SMDHS de São Bento, Valeska Dantas, disse que a Campanha do Agosto Lilás do corrente ano no município encerrou de forma maravilhosa, unindo representantes dos Poderes Judiciário e Executivo e outras autoridades, onde foram debatidas as principais causas e tipos de violência doméstica e as maneiras de combatê-la.

A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Bento – Drª Ila Ingrid Diniz Dutra – relatou a grande importância do momento da palestra proferida pela Draª Sílvia Alencar, dizendo que foi um presente essa discussão, a qual trouxe conhecimento e despertou as pessoas para melhor reflexão na sociedade, a respeito do combate à violência contra as mulheres.

A delegada e palestrante, Sílvia Alencar, avaliou o evento como uma oportunidade diferenciada, onde diversas autoridades reunidas puderam trazer à tona um tema tão relevante como o da violência doméstica, para que as pessoas possam conhecê-lo, onde podem pedir socorro e o que vão obter quando solicitarem medidas protetivas e toda proteção oferecida pela Lei Maria da Penha às mulheres vítimas de violência.

Participante da palestra, o juiz Rúsio Lima de Melo, parabenizou a Coordenadoria da Mulher no município de São Bento pela realização do evento, desejando repetição de momentos importantes como esse, para que o foco principal: a proteção da mulher ganhe mais evidência e que a violência contra a mulher seja cada vez mais combatida, pois é um problema que aflige todas as famílias.