Prefeitura de São Bento já atinge o total de 56 laqueaduras em cadelas e gatas com a implantação do Castramóvel no município

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria do Meio Ambiente, vem sempre mantendo os cuidados em diminuir a proliferação de gatos e cães de ruas, com a utilização de laqueaduras nesses animais, depois da implantação do Castramóvel no município.

Segundo a secretária Municipal do Meio Ambiente, Arajane Alexandre, desde que o Projeto de Castração de animais de pequeno porte chegou ao município de São Bento, já foram realizadas 56 castrações nos animais de mais de 30 proprietários.

A primeira etapa do programa vai ser concluída no próximo sábado (09), com procedimentos de laqueaduras em mais 08 cadelas, completando-se o total de 64 ao todo, sendo 40 em gatas e 24 em cadelas.

O médico Veterinário responsável pelas laqueaduras dos animais no município de São Bento, Jânio Almeida, explicou que a castração de uma gata por ano, resulta na redução de 20 filhotes anuais, citando o exemplo de uma gatinha que nasce hoje, daqui a seis meses, ela entra no cio e estará emprenhando já. “Então, se uma gata vai parir em janeiro, a filha dela vai estar parindo no final do ano, junto com ela”, exemplificou o veterinário.

A secretária Arajane chama a atenção para a importância das castrações, pois de uma quantidade de 40 gatas laqueadas em um ano, significa uma diminuição de 800 animais no mesmo período e aproveita a oportunidade para enfatizar a prioridade para os animais de rua, nessa fase inicial da retirada dos órgãos reprodutores das cachorras e gatas.