Prefeitura de São Bento lança maior Programa de concessão de Bolsa Esporte, em âmbito municipal da Paraíba

A Prefeitura de São Bento, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, lançou, na tarde da última quarta-feira (06), o “PROGRAMA BOLSA ESPORTE MUNICIPAL”. O lançamento aconteceu na sede da Prefeitura Municipal e contou com a presença de muitos atletas da cidade, a exemplo da desportista Silvana Fernandes, atleta nº 1 no ranking mundial, do prefeito Jarques Lúcio, o secretário de Esportes, Diego Souza, vereadores e vários  desportistas.

O programa institui o incentivo ao esporte de São Bento, com a finalidade de fomentá-lo, no âmbito municipal, e vai pagar o valor de setecentos e dez reais por mês aos contemplados.

O prefeito Jarques Lúcio esteve presente na cerimônia de lançamento do projeto e revelou que cada atleta beneficiado com o Bolsa Esporte Municipal de São Bento receberá um cartão que garantirá o recebimento do valor onde ele estiver. “Esse projeto é o melhor Programa de concessão de Bolsa Esporte da Paraíba, em nível municipal, pois a cidade mais rica do estado paga apenas R$ 150,00 mensais, e nós, São-bentenses, vamos pagar R$ 710,00 por mês, e vocês, atletas e crianças de hoje, possam querer ser e, se Deus quiser, vocês também querendo, serão, sem sombra de dúvida, as Silvanas de amanhã”, concluiu o gestor.

A paratleta Silvana Fernandes descreveu com bastante emoção o momento de lançamento do programa, e disse que faz questão de, por onde passar, vai deixar a História de São Bento, deixando claro o seu nativismo, onde nasceu e se criou com muito  orgulho, representando não somente o Brasil, mas, principalmente, a sua terra São Bento, e espera que a iniciativa importante do prefeito Jarques Lúcio possa ajudar a formar grandes campeões.

Na solenidade, estiveram presentes, também, Bruno Vieira de Macedo, diretor da CEF, e o poeta Carlos Fernandes, que aproveitou a oportunidade para prestar uma linda homenagem à paratleta Silvana Fernandes, através de um cordel. Houve, ainda, uma apresentação cultural exibida por Daniel Fernandes, artista contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

De acordo com Art. 2º do projeto que o criou, o programa objetiva incentivar a prática esportiva, e será destinado, prioritariamente, aos atletas da modalidade paralímpica, reconhecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, podendo também ser destinado aos atletas e às modalidades esportivas vinculadas ao Comitê Paralímpico Internacional – CPI, além das modalidades reconhecidas pela Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania.

O Programa Bolsa Esporte Municipal apregoa que será reservado o percentual mínimo de 30 % (trinta por cento) das vagas destinadas para mulheres e garantirá aos atletas e paratletas beneficiados valores mensais correspondentes a meio salário mínimo vigente.

O art. 5º da propositura preconiza a criação da Comissão do “Bolsa Esporte Municipal” – CBEM – para implementar e gerir o Programa, cabendo à Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer colocar à disposição da referida Comissão a estrutura física e os servidores necessários às ações administrativas de apoio.

A primeira etapa do programa vai contemplar 20 atletas, que poderão ter acesso ao edital por meio do seguinte link:https://transparencia.saobento.pb.gov.br/diario-oficial/2023-12-06

ASCOM