Prefeitura de São Bento oferece inserção gratuita de DIU para as mulheres do município

A Prefeitura de São Bento, através da Secretaria de Saúde, está fornecendo para as mulheres o DIU – dispositivo intrauterino e a implantação do método que funciona como contraceptivo com mais de 99 %, na prevenção da gravidez. 

Segundo a coordenadora da Atenção Básica do município, Ila Diniz, o procedimento para implantação do dispositivo é feito nos Postos de Saúde da Família, onde o enfermeiro responsável da unidade vai solicitar toda a documentação básica para a realização dos exames preventivos da mulher, que receberá o dispositivo, de forma gratuita.

O DIU é indicado para mulheres que buscam uma alternativa reversível e segura para contracepção e que pode ser usado por pacientes que não se adaptaram a outros métodos, como as pílulas anticoncepcionais. 

Como funciona o DIU?

O DIU de cobre, também conhecido como DIU não hormonal, funciona como um método de bloqueio do espermatozoide para que ele não fecunde o óvulo. O dispositivo pode durar até dez anos e aplicação é simples e rápida que dura cerca de 15 a 30 minutos. 

ASCOM