SAEB avalia quase 100 % dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Bento

Setecentos e trinta e nove estudantes dos quinto e nono anos do Ensino Fundamental das Escolas da Rede Municipal de São Bento foram submetidos aos testes de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2023), nos dias 09, 10 e 14 de novembro, o que representa 99, 7% de todos os alunos aptos a participar do exame, segundo o secretário de Educação do município Raimundo Maia.

O secretário Raimundo Maia disse que participaram alunos de dez escolas, de salas compostas por 10 alunos ou mais na série avaliada, acrescentando que a participação foi expressiva esse ano.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.