São Bento sediou 7ª Conferência Municipal da Saúde 2023 com sete municípios da 8ª Gerência Regional de Saúde

O município de São Bento sediou, na última quarta-feira (29), a 7ª Conferência Municipal da Saúde 2023, com o tema: AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA: GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA.

O evento começou às 8h, na Casa de Eventos Athenas Hause, onde foi servido um Coffee Break, durante o credenciamento, seguido da abertura oficial com apresentação cultural do Grupo a “Mais Bela Voz”, formado por usuários do CAPS de São Bento.

Além de São Bento, outros sete municípios pertencentes à 8ª Gerência Regional de Saúde foram representados, no evento, por secretários e prefeitos que se reuniram pra debater a Garantia de Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia.

Durante o evento, houve uma palestra acerca do tema central da conferência, proferida pela Dr.ª Soraya Galdino de Araújo Lucena, Secretária de Saúde de Itabaiana e presidente do COSEMS/PB.

Na sequência, os eixos temáticos: O Brasil que temos, o Brasil que Queremos, o Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais, Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia e Amanhã Será Outro Dia Para Todos e Todas foram discutidos por facilitadores das cidades participantes. Logo após, aconteceu a eleição pra escolha de delegados à 7ª Conferência Estadual de Saúde, com plenária final e encerramento.

A palestrante Soraya Galdino definiu a 7ª Conferência Municipal da Saúde, sediada em São Bento, como um momento magnífico, relatando que, são nessas conferências onde são criadas as políticas públicas de saúde do SUS. “É importante essa participação popular, pois é um movimento de grande relevância, então, saiba que são nesses espaços democráticos de participação popular, onde nós construímos o SUS que queremos! “E o tema central dessa conferência é garantir o Direito à Saúde de Todos os Cidadãos do Brasil e dizer que Amanhã Será um Outro Dia”, finalizou Galdino.

A Secretária de Saúde de São Bento, Maria de Fátima Almeida, agradeceu a todos os participantes dos municípios representados na conferência, na qual foi debatida a continuidade dos atendimentos feitos pelo SUS, e diz que ficou muito feliz com o resultado do evento.