Prefeitura de São Bento inicia ações para Implantação do Projeto da Palma Forrageira irrigada no Município

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Agricultura, iniciou nesta terça-feira (16), as ações para a implantação do Projeto da Palma Forrageira Irrigada no município, com a plantação de 20.000 (vinte mil) raquetes de palma, distribuídas em um hectare de terra, no Sítio Recanto, zona rural da cidade.

Segundo o secretário de Agricultura de São Bento, Francivaldo da Silva Araújo (Nená), o projeto vai beneficiar todas as cidades da Região do Médio Piranhas, com dois hectares para o plantio de 20.000 raquetes de palma em cada uma, para a alimentação dos animais no período da seca.

O Programa da Palma Forrageira Irrigada foi conseguido para região, por meio do prefeito Jarques Lúcio, que é presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Médio Piranhas (CODEMP), cuja execução ocorre numa parceria entre as prefeituras, o governo do Estado e o governo Federal, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O secretário Nená acrescentou que, no município de São Bento, duas comunidades serão beneficiadas com a plantação: Recanto e Curralinho, onde serão plantadas 40 mil raquetes de palma, e os agricultores receberão um kit com equipamentos de irrigação movidos à energia solar, para o cultivo. “Em cada raquete plantada, num período de 6 meses, a produtividade é de 10 raquetes por planta, disse Nená.

O secretário revelou, também, que metade da produção das 40 mil palmas plantadas no município será distribuída com os demais produtores rurais que desejem adquiri-la.