Prefeitura de São Bento lança Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e beneficia 30 agricultores familiares

A Prefeitura de São Bento, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura, Educação e Assistência Social, fez o lançamento, nesta terça-feira (25), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), medida que vai beneficiar 30 agricultores familiares no município.

O lançamento do programa aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) de São Bento e contou com a presença de agricultores familiares, o prefeito Jarques Lúcio e os secretários envolvidos no projeto.

O prefeito Jarques Lúcio revelou que o município de São Bento foi o pioneiro no Estado da Paraíba, na implantação do Programa de Aquisição de Alimentos, passando de 100 mil, no 1º período, para 429 mil reais na 2ª etapa, contemplando 30 agricultores familiares produtores de alimentos saudáveis para as comunidades, proposta bastante fortalecedora da agricultura familiar no município.

O secretário Municipal de Agricultura, Francivaldo da Silva Araújo (Nenar), disse que o PAA Municipal visa incentivar os agricultores a produzirem alimentos com o máximo de qualidade, que serão destinados à merenda escolar, creches, hospital, CRAS e CREAS, com investimento de 429 mil reais oriundos do tesouro municipal, divididos em partes iguais entre os beneficiários. “Os produtos são selecionados e entregues, mensamente, às instituições, com emissão de notas fiscais e pagamento efetuado pelo Banco do Brasil”, afirmou o secretário.

A secretária de Desenvolvimento Humano e Social do município, Valeska Dantas, comemorou a amplitude do PAA em São Bento, uma vez que a pactuação saltou de 16 para 30 produtores rurais contemplados, um aumento de quase 88 %.

Adílio Cavalcante, agricultor beneficiado pela medida, revelou que está bastante satisfeito com o programa, pois já iniciou a plantação de feijão, milho, além de produzir os derivados do leite. “É uma boa experiência, pois a gente planta, produz o produto e a prefeitura o compra, gerando uma rentabilidade a mais para nossa família”, concluiu.

ASCOM